domingo, 9 de junho de 2013

Publicação da situação de aprendizagem desenvolvida no curso presencial

Situação de Aprendizagem

Texto: Crônica  Avestruz, de Mário Prata.
Público alvo: alunos do 9º ano.

Contextualização
Objetivo: Ativação de conhecimento de mundo, antecipação ou predição, checagem de 
hipóteses.

Atividade 1 : Levar fotos de vários animais e fazer as seguintes perguntas:
a) De acordo com a sua moradia, qual animal você escolheria para morar?
b) Por que você (não) escolheu a avestruz? Como ela é? Como ela se alimenta? Quanto tempo 
ela vive?

Atividade 2:  Apresentação de vídeos e fotos sobre hábitos e costumes da avestruz, incluindo
mitos e curiosidades sobre a mesma.

Atividade 3:  Wordstorm
Colocar o título da crônica na lousa para que os alunos levantem hipóteses sobre o assunto 
principal do texto.

Atividade 4:  Leitura da crônica
O professor lerá a crônica em voz alta com os alunos, destacando os trechos em que ocorre 
produção de humor e ironia. O professor pedirá, ao longo da atividade, para que os alunos
sublinhem os trechos em que ocorrem produção de humor e ironia.

Atividade 5:  Atividade de Pós-Leitura
Objetivo: Localização de informações explícitas, generalizações, comparação de 
informações.
Nesta atividade, os alunos deverão colocar os fatos que ocorreram na narrativa em ordem
cronológica.

Atividade 6: Atividade de Pós-Leitura
Objetivo: Produção de inferências locais e globais.
O professor passará um vídeo (trata-se de uma avestruz cantando a música I am beautiful 
de Cristina Aguilera) e fará uma discussão com os alunos sobre o padrão de beleza presente
em nossa sociedade.

Atividade 7: Avaliação
Nesta atividade, os alunos deverão se colocar no lugar da avestruz, ou melhor dizendo, da 
diferença, e responder ao texto sobre os estereótipos veiculados no mesmo e tratados de
modo irônico e humoroso.

2 comentários:

  1. Olá Dionisio e demais membros do blog; Ao ler a situação de aprendizagem de vocês sobre o texto 'Avestruz' gostei muito da abordagem tratada com relação às diferenças, muito importante trabalhar esses valores com os alunos, aproveitando o momento 'bullying' que estamos vivenciando, ou seja, devemos quebrar esses esteriótipos criados pela sociedade. Parabéns à elaboração.

    ResponderExcluir