•Sequência Didática - texto Pausa
Habilidades a serem desenvolvidas:
H9-Organizar em sequência lógica itens de informação explícitas,
distribuídos ao longo do texto.
Tipologia Narrativa:
Dentro dessa tipologia o aluno deve analisar:
O texto pertence ao gênero Narrativa de Ficção e apresenta os seguintes
elementos:
-Espaço (onde?) - casa e hotel.
-Narrador (1ª e 3ª pessoa) – 3ª pessoa
-Tempo (quando?) – cronológico e psicológico.
-Personagens (quem?) – Samuel / Isidoro, mulher, atendente do hotel.
-Enredo (como?) - ação da narrativa, da sucessão dos
fatos, das vivências, das situações.
H36- Inferir
informações pressupostas ou subentendidas em um texto literário, com base na
sua compreensão global.
1-Apresentar as
informações implícitas no texto;
2-Desculpa de ir
trabalhar.
3-Lanche para não
voltar para casa.
4-Domingo não é um dia
comum para ir ao trabalho.
5-Não voltar para
almoçar.
6-Preocupação da mulher
(implícito).
7-Hotel.
8-Mulheres no hotel
(implícito).
9-Quarto
10-Conhecido no hotel
(implícito).
11-Final explícito (D1
SAEB - informações explícitas no texto).
Avaliação
Apresentar
o texto aos poucos, e não ler seu final.
Pedir
a produção final do texto- ( trabalhando
a habilidade escrita).
Análise
oral- discussão sobre o texto para que os alunos possam se expressar e refletir
sobre o texto.
Análise
textual- Das partes apresentadas – foco no gênero narrativo e suas partes
textuais.
Leitura
de imagem apresentada relacionada com o texto.
Análise
oral -1º passo
Análise
textual
1) Nesse conto, o
narrador é observador. Ele narra o que acontece na vida da personagem
Samuel/Isidoro.
a) Quanto
tempo transcorre entre o início e o final do conto?
b) Como
o narrador informa o leitor sobre o tempo decorrido?
Análise
oral -1º passo
Análise
textual
1) Nesse conto, o
narrador é observador. Ele narra o que acontece na vida da personagem
Samuel/Isidoro.
a) Quanto
tempo transcorre entre o início e o final do conto?
b) Como
o narrador informa o leitor sobre o tempo decorrido?
2) O tempo e o espaço
são elementos importantes para a construção do sentido das narrativas. No conto
“Pausa”:
a) Onde
ocorrem os fatos?
b) Qual
deles é mais destacado? Justifique sua resposta.
c) Como se
caracteriza esse lugar?
d) Que relação há
entre o título, o lugar onde ocorre a maioria dos fatos e o tempo em que
acontece a história?
Olá colegas professores,
ResponderExcluirGostei da sua situação de aprendizagem!
Acredito que a ideia de trabalhar com os alunos a produção do final da história é ótima, pois em minha experiência de sala de aula percebo que é uma proposta que envolve e motiva os alunos. Gostei bastante!
Acho que seria interessante trazer (acrescentar) mais material extra, como informações sobre o autor, imagens e vídeos encontrados na internet que poderiam complementar as questões trabalhadas.
Abraços,
Adriana. Grupo 1.