sábado, 15 de junho de 2013

Situação de aprendizagem - texto "Pausa" de Moacir Sclyar

Sequência Didática - texto Pausa
Habilidades a serem desenvolvidas: 
H9-Organizar em sequência lógica itens de informação explícitas, distribuídos ao longo do texto.

Tipologia Narrativa:
Dentro dessa tipologia o aluno deve analisar:
O texto pertence ao gênero Narrativa de Ficção e apresenta os seguintes elementos:
-Espaço (onde?) - casa e hotel.
-Narrador (1ª e 3ª pessoa) – 3ª pessoa
-Tempo (quando?) – cronológico e psicológico.
-Personagens (quem?) – Samuel / Isidoro, mulher, atendente do hotel.
-Enredo (como?) - ação da narrativa, da sucessão dos fatos, das vivências, das situações.
H36- Inferir informações pressupostas ou subentendidas em um texto literário, com base na sua compreensão global.
1-Apresentar as informações implícitas no texto;
2-Desculpa de ir trabalhar.
3-Lanche para não voltar para casa.
4-Domingo não é um dia comum para ir ao trabalho.
5-Não voltar para almoçar.
6-Preocupação da mulher (implícito).
7-Hotel.
8-Mulheres no hotel (implícito).
9-Quarto
10-Conhecido no hotel (implícito).
11-Final explícito (D1 SAEB - informações explícitas no texto).
Avaliação
Apresentar o texto aos poucos, e não ler seu final.
Pedir a produção  final do texto- ( trabalhando a habilidade escrita).
Análise oral- discussão sobre o texto para que os alunos possam se expressar e refletir sobre o texto.
Análise textual- Das partes apresentadas – foco no gênero narrativo e suas partes textuais.
Leitura de imagem apresentada relacionada com o texto.
Análise oral -1º passo
Análise textual
1) Nesse conto, o narrador é observador. Ele narra o que acontece na vida da personagem Samuel/Isidoro.
a)      Quanto tempo transcorre entre o início e o final do conto?
 b)      Como o narrador informa o leitor sobre o tempo decorrido?
Análise oral -1º passo
Análise textual
1) Nesse conto, o narrador é observador. Ele narra o que acontece na vida da personagem Samuel/Isidoro.
a)      Quanto tempo transcorre entre o início e o final do conto?
 b)      Como o narrador informa o leitor sobre o tempo decorrido?
2) O tempo e o espaço são elementos importantes para a construção do sentido das narrativas. No conto “Pausa”:
a)  Onde ocorrem os fatos?
b)  Qual deles é mais destacado? Justifique sua resposta.
c) Como se caracteriza esse lugar?
d) Que relação há entre o título, o lugar onde ocorre a maioria dos fatos e o tempo em que acontece a história?

Um comentário:

  1. Olá colegas professores,

    Gostei da sua situação de aprendizagem!

    Acredito que a ideia de trabalhar com os alunos a produção do final da história é ótima, pois em minha experiência de sala de aula percebo que é uma proposta que envolve e motiva os alunos. Gostei bastante!

    Acho que seria interessante trazer (acrescentar) mais material extra, como informações sobre o autor, imagens e vídeos encontrados na internet que poderiam complementar as questões trabalhadas.

    Abraços,
    Adriana. Grupo 1.

    ResponderExcluir